MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

CPA realiza palestras nos Campi do CEFET-MG

Quarta-feira, 13 de setembro de 2023
Última modificação: Quarta-feira, 13 de setembro de 2023

A Comissão Própria de Avaliação vem realizando palestras sobre o seu trabalho nos Campi do interior e de Belo Horizonte. O principal objetivo é divulgar o seu trabalho e o que a CPA realiza, as suas avaliações, os questionários referentes aos discentes, docentes e técnico-administrativos, além das outras atividades como a realização do relatório anual para o MEC a ser enviado até 30 de março do corrente ano. Podemos citar como exemplo do trabalho mencionado acima a realização de palestras para docentes e técnico-administrativos do Campus de Leopoldina, quando do reconhecimento do curso de Engenharia de Computação.

A CPA realizou três palestras, uma para técnico-administrativos, e duas para os docentes, ambas as palestras com grande presença tanto de técnicos como de docentes. Sendo que para os docentes foram necessárias duas palestras, tendo em vista os horários disponíveis dos docentes.

Continuando as realizações das palestras, estivemos em Divinópolis nos dias 15, 16, 17 de agosto com a realização de 3 palestras para os discentes. O curso de Engenheira de Computação vai passar por reconhecimento no mês de setembro. Foram realizadas três palestras, a primeira com a Engenharia de Computação com a participação de 85 discentes, a segunda com o curso de Design de Modas, que também vai passar por um reconhecimento em data ainda a ser marcada com a presença de 55 discentes e 5 docentes. Terminando a 3ª palestra, com a Engenharia Mecatrônica com a presença de 40 discentes. Finalizando o objetivo de todas as palestras feitas e as ainda que serão é criar novamente no CEFET-MG a cultura de avaliação. É importante ressaltar que antes da pandemia a CPA conseguia resultados satisfatórios com as suas avaliações tanto para os técnicos, docentes e discentes.

Em relação aos discentes por exemplo obtínhamos uma porcentagem superior a 50% atingindo com alguns cursos, como a Química Tecnológica, Engenharia da Computação e Administração mais de 80%. Os resultados da avaliação após pandemia, temos alcançado resultados insatisfatórios, com muita baixa participação, como exemplo, o curso que mais participou da última avaliação realizada pela CPA foi o curso de Engenharia Civil de Varginha que não chegou a 10%. Poderíamos citar outros exemplos como baixa participação o curso de Design de Modas de Divinópolis onde somente 7 estudantes responderam, com percentual de pouco mais de 1%. Diante dos resultados alcançados nas avaliações, torna-se necessária e urgente resgatar a cultura de avaliação, onde as palestras e reuniões são estratégias fundamentais para o resgate e o bom andamento das avaliações.

É importante lembrar que desse 2016 a CPA realiza procedimento de realização das avaliações, tanto nos Campi do Interior quanto em Belo Horizonte, não só como forma de divulgação dos resultados, mas também o de aproximar a CPA dos discente, docentes e técnicos e de manter o que chamamos de cultura de avaliação.